Como Contratar Usando o Garibando

Não é nada fácil achar um bom profissional quando o assunto é reforma, construção ou decoração de uma casa. O marketing “boca a boca” ajuda, mas nem sempre é o suficiente, principalmente quando estamos abrindo as portas da nossa casa para alguém que ainda não conhecemos muito bem.

Nós, criadores do Garibando, passamos por esta dificuldade e foi pensando nisto que a plataforma foi criada. Um site simples e amigável que descomplica a função de buscar, orçar e contratar o profissional certo para o seu projeto.

Se você quer evitar dores de cabeça, arrependimentos e estresse, você veio ao lugar certo! Nosso objetivo é prover uma negociação segura, transparente e simplificada.

Crie um projeto ou solicite um orçamento

Comece criando um projeto ou solicitando um orçamento, em ambas as modalidades você descreve o que precisa ser feito, lista os serviços necessários e pode até anexar arquivos que ajude o profissional a mensurar e precificar o trabalho que deve ser realizado. A diferença entre as duas modalidades é que a solicitação de orçamento será direcionada para um profissional específico enquanto o projeto é um cadastro independente esperando por propostas.

Caso opte por criar um projeto, sua solicitação ficará aberta para que diversos profissionais da plataforma possam analisar o serviço solicitado, entrar em contato, enviar uma proposta e/ou sinalizar interesse.

Importante: Sinalizar interesse é para os casos onde o profissional deseja trabalhar em seu projeto mas ainda não tem todas as informações necessárias para precificar o trabalho. Neste caso, uma caixa de mensagem será aberta para que você possa tirar as dúvidas do profissional.

Solicitando um orçamento, você direciona sua necessidade à um profissional específico. Nesta modalidade, você pode optar por permitir que, além do profissional selecionado, outros profissionais façam propostas, semelhante a modalidade de criar um projeto.  Porém, caso desejar, pode optar por receber proposta somente do profissional escolhido.

Há também a possibilidade de restringir o recebimento das propostas com base na distancia entre você e os profissionais, tanto para o projeto quanto para o orçamento.

Escolhendo um bom profissional

Com as propostas recebidas, analise com atenção os interessados e tenha segurança ao eleger um profissional para seu projeto.

O Garibando oferece informações que podem contribuir com a sua análise para uma contratação mais segura e satisfatória. Tais informações estão disponíveis nas páginas públicas dos profissionais dentro da plataforma:

  • Serviços e Preços: é possível visualizar a lista dos serviços ofertados e os respectivos preços cobrados por hora e por dia pelo profissional. É importante esclarecer que a plataforma não faz cálculos sobre os preços informados, o custo do projeto é mensurado pelo próprio profissional com base em seu entendimento de esforço para os serviços solicitados.
  • Portfólio de Projetos: refere-se à página de divulgação contendo imagens e descrição dos projetos já realizados pelo profissional.
  • Avaliações: guia de avaliações com comentários de outros clientes que contrataram o profissional em outros projetos dentro da plataforma.
  • Qualificação: é a indicação do nível de satisfação sobre os serviços do profissional mensurado com “estrelas“, podendo ser de 1 à 5, atribuídas com base em notas dadas por outros clientes que o contrataram dentro da plataforma.
  • Profissional Verificado: trata-se de uma identificação que aparece ao lado do nome do profissional comprovando que ele passou por uma análise e foi aprovado pela equipe Garibando. Tal identificação diferencia o profissional quanto à veracidade das informações fornecidas e as suas reais intenções dentro da plataforma. Para a análise e investigação, é utilizado os documentos pessoais e certidão de antecedentes criminais do profissional.
  • Profissional Negativado: quando o profissional descumpriu alguma política de contratação ele receberá em sua página uma sinalização indicando a penalidade recebida.

Feche negócio e inicie os trabalhos

Profissional escolhido? Agora você já pode fechar negócio!

É neste momento que você realiza o pagamento do projeto, lembrando que o valor cobrado pelo Garibando é o mesmo da proposta aceita, sem nenhum adicional ao cliente. É importante ressaltar que, como utilizamos o sistema de pagamento em garantia (escrow), este valor ainda não será repassado ao profissional ficando ele retido até que você autorize o pagamento ao final do projeto. Pra mais detalhes, acesse a nossa página Como Funciona o Pagamento.

Com o pagamento aprovado, o profissional será notificado para que inicie o trabalho.

Insatisfeito? Solicite mediação

Sabemos que mesmo com uma minuciosa análise de perfil e plena certeza de ter escolhido o melhor profissional, podem ocorrer problemas durante a execução do seu projeto, calma, não precisa se desesperar! O Garibando possui o recurso de mediação que se trata de uma arbitragem realizada quando uma das partes não estiver satisfeita com o andamento dos trabalhos.

Nestas situações faremos sempre o possível para que ambas as partes saiam satisfeitas nas disputas realizadas, porém, quando não há um consenso, tomamos a decisão final com base no histórico de comunicações, documentos disponibilizados e outros meios que considerarmos úteis.

Após a conclusão, a mediação pode resultar em devolução total, parcial ou nula do valor pago no projeto. Para mais detalhes, consulte nossa página Como Funciona a Mediação.

Libere fundos e avalie o profissional

Ao final, o profissional fará a indicação do término do projeto na plataforma, após isto, o site permitirá que você realize a liberação de verba, caso esteja de acordo. Com a liberação realizada, o valor que antes estava retido pela plataforma será transferido para a conta do profissional.

Por fim, você faz a avaliação do profissional e seus serviços e contribui para a análise de outros clientes que desejam contrata-lo.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, escreva-nos: duvidas@garibando.com, teremos o prazer em te ajudar!