Como Funciona a Mediação

O Garibando trabalha constantemente em melhorias que possam garantir a satisfação tanto do cliente quanto do profissional no processo de prospecção e contratação de serviços, porém, sabemos que nem todos os negócios fechados estão livres de complicações e conflitos durante a sua execução, para isto, utilizamos o procedimento de mediação com o objetivo de resolver desacordos entre as partes envolvidas.

O que é uma mediação?

A mediação é recurso disponível para o cliente e para o profissional em casos onde não há acordo em relação ao cumprimento das obrigações estabelecidas em um projeto.

Qualquer uma das partes envolvidas pode iniciar uma disputa, para isto, basta utilizar botão “Solicitar Mediação” disponível na página de painel de controle. O solicitante deverá descrever o ocorrido e indicar a categoria o qual o problema está relacionado, podendo ser:

  • Problema de comunicação
  • Conduta pessoal
  • Qualidade do trabalho
  • Proposta não aderente à solicitação

O Garibando será notificado da solicitação de mediação e atuará como juiz de conflito, avaliará respostas fornecidas e tomará as decisões cabíveis, a fim de resolver a disputa em favor de uma, outra ou ambas partes. Sempre tentamos chegar a um acordo entre o cliente e o profissional, porém, quando não é possível, tomamos a decisão final com base no histórico de comunicações, documentos disponibilizados e outros meios que considerarmos úteis.

Importante: Somente é considerado como provas as negociações e compromissos firmados dentro da plataforma do Garibando. Não é considerado como provas quaisquer acordos ou obrigações assumidos pelo profissional ou cliente através de meios externos, como e-mail, mensagens de texto, chats, entre outros…

Prazos de resposta

O Garibando terá um prazo de até 30 (trinta) dias para solucionar o conflito relatado na mediação, sendo que esse prazo poderá ser prorrogado, dependendo da complexidade do caso.

Sempre que solicitado, o cliente e/ou profissional deverá prestar informações ou enviar documentos no prazo de até 72 (setenta e duas) horas, a partir da solicitação. Não havendo resposta pelos envolvidos, o Garibando encerrará a mediação com base nos dados obtidos até o momento.

Devolução Integral ou Parcial

Na conclusão da mediação é avaliado o resultado da disputa e definido como será tratado a pendência financeira, podendo esta resultar em uma devolução integral ou parcial ao valor retido pelo Garibando.

Caso haja devolução integral do valor pago pelo cliente, em virtude de uma decisão tomada em mediação, não haverá nenhuma cobrança por parte do Garibando, exceto casos onde haja taxas referentes à administradora do cartão de crédito, para mais detalhes, ver item 15 – política de reembolso na página de Termos e Condições de Uso.

Sendo a devolução parcial, onde parte é devolvida ao cliente e a outra paga ao profissional, a comissão será cobrada sobre o valor repassado ao profissional.

Penalidades ao cliente e/ou do profissional

É importante esclarecer que toda mediação pode ou não resultar em penalidades aos envolvidos, sendo estas:

  • Negativação do profissional ou cliente: refere-se à uma sinalização na página pública do usuário, ficando esta visível para todos os demais usuários da plataforma.
  • Bloqueio completo de acesso ao site: para situações críticas onde é necessário impedir o usuário punido de continuar utilizando a plataforma.

Ainda possui dúvidas?! Escreva-nos: duvidas@garibando.com, teremos o prazer em te ajudar!